O DOCUMENTÁRIO:
odilon:
essência,
semente
e luz
apresentação
O projeto “Odilon Lopez – 50 Anos” contempla a realização de um documentário curta-metragem que resgate, preserve e promova a história do cineasta negro pioneiro do cinema gaúcho, além do desenvolvimento de um curso de cinema documental que será totalmente realizado de forma vitual.
A iniciativa integra as celebrações de 50 anos de lançamento do filme “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez, resgatando parte da memória do audiovisual gaúcho e também fomentando novos realizadores pretos, pretas e periféricos.
LAB MACUMBA 1ª EDIÇÃO
curso de
cinema documental
SOBRE
O Curso de Cinema Documental Odilon Lopez é voltado, intencionalmente, para pessoas negras e periféricas. Durante as aulas, que serão no formato online e durante o turno da noite, os alunos aprenderão os principais processos envolvidos na realização de um curta-metragem documental. As atividades serão gratuitas e ministradas por profissionais negros inseridos no mercado audiovisual.
A iniciativa faz parte do Projeto “Odilon Lopez – 50 Anos”, uma das contempladas na lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020).
O DOCUMENTÁRIO
ESSÊNCIA,
SEMENTE
E LUZ
SOBRE
Em celebração ao legado de um dos primeiros diretores negros do cinema no Brasil, será realizado um curta-metragem sobre a vida e obra de Odilon Lopez. A produção será do Coletivo Macumba Lab e contará com o relato de fontes ligadas à família do cineasta, além de pesquisadores e personalidades do cinema gaúcho. O material também será exibido em instituições de ensino do Rio Grande do Sul, ampliando espaços de reflexões sobre identidade étnica, racismo, educação e oportunidades para pessoas negras.
