banner_site_odilon_final.png

O DOCUMENTÁRIO:

odilon:

essência,

semente 

e luz

apresentação

O projeto  “Odilon Lopez – 50 Anos” contempla a realização de um documentário curta-metragem que resgate, preserve e promova a história do cineasta negro pioneiro do cinema gaúcho, além do desenvolvimento de um curso de cinema documental que será totalmente realizado de forma vitual.

A iniciativa integra as celebrações de 50 anos de lançamento do filme “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez, resgatando parte da memória do audiovisual gaúcho e também fomentando novos realizadores pretos, pretas e periféricos.

LAB MACUMBA 1ª EDIÇÃO

curso de

cinema documental 

SOBRE 

O Curso de Cinema Documental Odilon Lopez é voltado, intencionalmente, para pessoas negras e periféricas. Durante as aulas, que serão no formato online e durante o turno da noite, os alunos aprenderão os principais processos envolvidos na realização de um curta-metragem documental. As atividades serão gratuitas e ministradas por profissionais negros inseridos no mercado audiovisual.

A iniciativa faz parte do Projeto “Odilon Lopez – 50 Anos”, uma das contempladas na lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020).

O DOCUMENTÁRIO

ESSÊNCIA,

SEMENTE

E LUZ

SOBRE 

Em celebração ao legado de um dos primeiros diretores negros do cinema no Brasil, será realizado um curta-metragem sobre a vida e obra de Odilon Lopez. A produção será do Coletivo Macumba Lab e contará com o relato de fontes ligadas à família do cineasta, além de pesquisadores e personalidades do cinema gaúcho. O material também será exibido em instituições de ensino do Rio Grande do Sul, ampliando espaços de reflexões sobre identidade étnica, racismo, educação e oportunidades para pessoas negras.

UM PROJETO MACUMBA LAB @2020. DESENVOLVIDO POR JQRD DESIGN E AFINS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone Blogger