Cinema antirracista: projeto “Odilon Lopez – 50 Anos” inicia com Aula Aberta de Rosane Borges

Com a temática “Descolonização do Olhar para um Cinema Antirracista”, a jornalista e professora Rosane Borges inaugurou o cronograma de atividades do Curso de Cinema Documental Odilon Lopez. O evento gratuito e aberto à comunidade ocorreu no dia 1º de fevereiro, em formato online.




Autora de diversos livros e pós-doutorada em ciências da comunicação, Rosane Borges trouxe uma profunda reflexão sobre imaginário e apagamento. Ainda destacou a importância e a urgência de mudarmos as gramáticas de produção e destituir de poder as imagens de controle.


A atividade marcou a primeira etapa do projeto “Odilon Lopez – 50 Anos”, que celebra o legado de um dos primeiros diretores negros de cinema do Brasil. O Curso de Cinema Documental Odilon Lopez é intencionalmente voltado para capacitação de jovens negros, negras, de periferias e quilombos do Rio Grande do Sul. Durante as aulas, que seguirão até o mês de abril, as disciplinas abordam História Afrocentrada do Cinema, roteiro, produção, direção e edição de documentário. Ao final dos encontros, os participantes realizarão um minidocumentário autoral.


Realizado pelo Coletivo Macumba Lab e Reina Produções, o projeto “Odilon Lopez – 50 Anos” é um dos contemplados na lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020). A iniciativa também realizará um curta-documentário sobre a vida e obra de Odilon Lopez, com a participação de fontes ligadas à família do cineasta, além de pesquisadores e personalidades do cinema gaúcho. O material será gravado e produzido inteiramente com profissionais negros e negras do cinema do Rio Grande do Sul.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UM PROJETO MACUMBA LAB @2020. DESENVOLVIDO POR JQRD DESIGN E AFINS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone Blogger